Casa de Cultura Pedro Wayne




Antiga casa vermelha- Banco do Comércio - Atual casa de Cultura Pedro Wayne.
A antiga Casa Vermelha, situada na rua 7 de setembro esquina General Nestor, foi fundada em 1902, pela firma Affonso Garrastazú & Cia. Fazia parte da sociedade, o Sr. Alcebíades Gotan que, a partir de 1915, passou a ser o único proprietário.
Era considerada uma das casas de maior bom gosto e luxo, de época. As roupas vinham diretamente da Europa. Havia artigos para senhoras, crianças e cavalheiros, perfumarias, calçados, miudezas, além de secos e molhados.
Em 1919, o prédio foi vendido ao Banco do Comércio. O banco funcionava na rua 7de setembro, esquina 3 de fevereiro, desde sua inauguração em 1° de outubro de 1917 (atual Câmara de Vereadores). Era gerente na época Pedro Carlos Peixoto.
Na década de 20, o prédio da antiga Casa Vermelha foi demolido e então construído uma nova Agência do Banco Nacional do Comércio. O projeto foi de Henrique Tobal. A inauguração ocorreu no dia 15 de maio de 1929, sendo gerente na época Manuel Rodrigues Athayde. O andar superior era destinado a moradia do gerente.
Após alguns anos, o Banco Nacional do Comércio fez fusão com o Banco da Província e com o Banco Industrial e Comercial e transformou-se em Sul Brasileiro.
Este prédio abrigou o Banco Sul Brasileiro até sua dissolução. No andar superior, após o término do Banco, funcionou a Fundação Emílio Médici.
Na década de 90, o prédio foi adquirido pelo Município, na administração do Prefeito Luiz Alberto Vargas e hoje abriga, no andar térreo, o " ESPAÇO CULTURAL - CASA DE CULTURA PEDRO WAYNE" (inaugurada em 1987).
Pedro Wayne
Pedro Wayne - Nasceu em Salvador, na Bahia, em 26 de fevereiro de 1904. Veio morar em Pelotas, em 1906, onde ficou até 1927, mudando-se para Bagé, como funcionário do Banco Pelotense. Casou-se em 1928 com Leopoldina Almeida Calo.
Pegou em armas em 1930 e, em 1932 foi para o interior do município de Bagé trabalhar na Charqueada do sogro. Em 1934, retornou à Bagé, onde começou a combater o fascismo.
Com a falência do Banco Pelotense, Pedro Wayne passou a ganhar a vida como motorista de caminhão, vereador ambulante, jornalista, contador de um hospital e de uma loja de fazendas, substituto do Juiz Municipal e "plantador" de Trigo.
Porém, ficou imortalizado como poeta e escritor. Deixou várias obras.
Era pai de Ernesto Wayne, poeta.
Casa de Cultura Pedro Wayne
DIREÇÃO: Ana Carla Flores
ENDEREÇO: AV. Sete de Setembro 1001
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 13h às 19h
TELEFONE GERAL: (53) 3242.8612
SERVIÇOS: Exposições, Vernisagens, Música no Terraço, Cine Clube, Palestras.
EMAIL: casapedrowayne@hotmail.com;casacul@bage.rs.gov.br
Fonte:
Livro: Inventário Cultural de Bagé: Um Passeio pela História
Autor: Elizabeth Macedo de Fagundes
Editora: Praça da Matriz Editora
Ano: 2005
Sites e aplicativos usados para construir o projeto.