top of page

 

Casa de Cultura Pedro Wayne

Antiga casa vermelha- Banco do Comércio - Atual casa de Cultura Pedro Wayne.

A antiga Casa Vermelha, situada na rua 7 de setembro esquina General Nestor, foi fundada em 1902, pela firma Affonso Garrastazú & Cia. Fazia parte da sociedade, o Sr.  Alcebíades Gotan que, a partir de 1915, passou a ser o único proprietário.

Era considerada uma das casas de maior bom gosto e luxo, de época.  As roupas vinham diretamente da Europa.  Havia artigos para senhoras, crianças e cavalheiros, perfumarias, calçados, miudezas, além de secos e molhados.

Em 1919, o prédio foi vendido ao Banco do Comércio.  O banco funcionava na rua 7de setembro, esquina 3 de fevereiro, desde sua inauguração em 1° de outubro de 1917 (atual Câmara de Vereadores). Era gerente na época Pedro Carlos Peixoto.

Na década de 20, o prédio da antiga Casa Vermelha foi demolido e então construído uma nova Agência do Banco Nacional do Comércio.  O projeto foi de Henrique Tobal. A inauguração ocorreu no dia 15 de maio de 1929, sendo gerente na época Manuel Rodrigues Athayde.  O andar superior era destinado a moradia do gerente.

Após alguns anos, o Banco Nacional do Comércio fez fusão com o Banco da Província e com o Banco Industrial e Comercial e transformou-se em Sul Brasileiro.

Este prédio abrigou o Banco Sul Brasileiro até sua dissolução.  No andar superior, após o término do Banco, funcionou a Fundação Emílio Médici. 

Na década de 90, o prédio foi adquirido pelo Município, na administração do Prefeito Luiz Alberto Vargas e hoje abriga, no andar térreo, o " ESPAÇO CULTURAL - CASA DE CULTURA PEDRO WAYNE" (inaugurada em 1987).

 

Pedro Wayne

 

Pedro Wayne - Nasceu em Salvador, na Bahia, em 26 de fevereiro de 1904. Veio morar em Pelotas, em 1906, onde ficou até 1927, mudando-se para Bagé, como funcionário do Banco Pelotense.  Casou-se em 1928 com Leopoldina Almeida Calo.

Pegou em armas em 1930 e, em 1932 foi para o interior do município de Bagé trabalhar na Charqueada do sogro.  Em 1934, retornou à Bagé, onde começou a combater o fascismo.

Com a falência do Banco Pelotense, Pedro Wayne passou a ganhar a vida como motorista de caminhão, vereador ambulante, jornalista, contador de um hospital e de uma loja de fazendas, substituto do Juiz Municipal e "plantador" de Trigo.

Porém, ficou imortalizado como poeta e escritor. Deixou várias obras.

Era pai de Ernesto Wayne, poeta.

 

 

Casa de Cultura Pedro Wayne
DIREÇÃO: Ana Carla Flores
ENDEREÇO: AV. Sete de Setembro 1001
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 13h às 19h
TELEFONE GERAL: (53) 3242.8612
SERVIÇOS: Exposições, Vernisagens, Música no Terraço, Cine Clube, Palestras.
EMAIL: casapedrowayne@hotmail.com;casacul@bage.rs.gov.br

 

 

 

Fonte:

Livro: Inventário Cultural de Bagé: Um Passeio pela História

Autor: Elizabeth Macedo de Fagundes

Editora: Praça da Matriz Editora

Ano: 2005

Sites e aplicativos usados ​​para construir o projeto.

COMPREB

Pessoas e Instituições que Contribuiram para este Projeto:

Museu Dom Diogo de Souza

Dione Terezinha Oliveira

Autores do Projeto

 

Marcele Berta

Rennata Oliveira

Rafael Conceição

Silvana Carvalho Silva

Juliano Munhoz

Raquel Berta

Mariana Berta

Patricia de Abreu Berta

Tiago Radmann

bottom of page