
Residência do Intendente ''Figueiredo Teixeira'' – PRÉDIO DE ORLANDO BRASIL



Segundo pesquisas realizadas pelo saudoso Coronel Murilo Budó, esta casa foi mandada construir pelo médico Augusto Lúcio Figueiredo Teixeira*, Intendente de Bagé, no período de 1905 a 1909.
A curiosidade é que o Dr. Lúcio não chegou a morar na casa. Sua esposa, ao chegar do Rio de Janeiro e deparar-se com a ''águia que encimava o prédio'', negou-se a se mudar. Considerava tal alegoria, um ''mau agouro''.
A casa foi vendida. A família mudou-se para o Rio de Janeiro.
*Augusto Lúcio Figueiredo Teixeira – Nasceu em Campos, Rio de Janeiro, no dia 19 de maio em 186(?). Iniciou seus estudos na antiga Capital Federal, na Escola de Medicina, concluíndo na Faculdade da Bahia, onde colou grau em 1889.
Ingressou no Corpo Médico do Exército e, em 1890, veio para Bagé. Casou-se com a bageense Corina Silveira (filha de Plácido Silveira). Adquiriu inicialmente uma casa na General Osório (atualmente Delegacia de Polícia). Recebeu de herença, em 1906, uma casa que havia neste local. Demoliu e construiu então esta residência, mas vendeu-a pouco depois.
Além de suas atividades como médico militar, atendia o consultório particular e a Santa Casa de Caridade.
Sua vida política foi das mais intensas. Eleito membro do Conselho Municipal, presidiu o órgão de 1897 a 1901. Nomeado vice-intendente, ocupou o cargo de 1901 a 1905. Foi, então, eleito Intendente, exercendo tal função até 1909.
Foi o grande responsável pela arborização das ruas Sete de Setembro e Genetal Osório.
Depois, retornouao Rio de Janeiro, reabrindo sua clínica.
Faleceu em 30 de agosto de 1925.
Fonte:
Livro: Inventário Cultural de Bagé: Um Passeio pela História
Autor: Elizabeth Macedo de Fagundes
Editora: Praça da Matriz Editora
Ano: 2012