top of page

ANTIGO PRÉDIO DO HOTEL UNIÃO ARTISTA- PALACETE INTENDÊNCIA MUNICIPAL – ATUAL PREFEITURA MUNICIPAL

De acordo com o jornal “Aurora de Bagé”, havia, neste local, no século 19, um prédio onde funcionava o Hotel União Artista, de propriedade de Júlio Atayde.

         Segundo Cláudio de Leão Lemieszek, a história da construção do prédio da Intendência iniciou no dia 16 de fevereiro de 1898, quando foi público edital chamando concorrentes para a apresentação do projeto encerrava-se em 15 de abril, quando foram apresentadas duas propostas: uma do arquiteto Giusepe Grisolf e outra de Alexandre Courtade. Ambas foram rejeitadas por não apresentarem as condições impostas pelo edital, o que obrigou a abertura de nova concorrência, tendo sido desta vez escolhido o projeto do engenheiro Ricardo Coé.

         A planta vencedora alinhava-se perfeitamente ao exigido no edital: um salão para o Conselho Municipal e Obras Públicas, antessala e Gabinete do Intendente, Biblioteca, Secretaria do Subintendente, alojamento para a Guarda Municipal, duas prisões e outras pequenas peças indispensáveis ao funcionamento da Intendência. A planta previa a construção de um edifício de dois pavimentos, contendo 14 aberturas para a frente, frontal à praça, e 12 aberturas para a General Netto (atual Juvêncio Lemos); o Salão de Honra teria 230m².

         Como curiosidade, vale mencionar algumas condições impostas pelo edital de concorrência: “o empreiteiro é obrigado a utilizar materiais de boa qualidade a juízo do engenheiro da Intendência (Antônio Augusto Machado), sendo só aceita madeira de Lei, bem seca. A dosagem da cal deve ser feita, rigorosamente, na presença do engenheiro, sob pena de multa. As pedras e tijolos devem ser molhados antes de serem assentados sobre argamassa, bem como as telhas quando da cobertura ''O prazo para construção era de um ano a contar de 01 de janeiro de 1899”.

         Em novembro de 1898, foi aberta nova concorrência, desta vez chamando construtores para a execução do edifício projetado, cuja planta havia sido aprovada. A proposta vencedora de Domingos Rocco.

         Em 1° de janeiro, foi lançada a pedra fundamental, originada pela comissão composta por: Srs. João Lucas de Lima, Anaurelino Correa de Barros, Adauto Loureiro, Pedro Romeiro Filho e Júlio Brissac.

         O prédio foi construído na Administração Municipal do Major José Octávio Gonçalves e inaugurado em 24 de fevereiro de 1900. (...até então o Governo Municipal ocupava o antigo prédio localizado na Rua Conde de Porto Alegre esquina Barão do Amazonas, o qual havia adquirido em 23 de abril de 1849).

         Após o ato inaugural, uma comissão popular, representada pelo capitão Idalino Campos da Luz fez entrega ao Conselho Municipal, como prova de reconhecimento do povo de Bagé, de um quadro a óleo do Intendente José Octavio, solicitando que o mesmo fosse colocado no Salão de Honra do novo Edifício.

         A Obra foi orçada em 112 contos e 867 mil réis.

         A parte térrea, lado sul, por muitos anos serviu como cadeia. Na parte superior, no Salão Nobre, funcionou a Câmara de Vereadores.

         A porta principal não é a original; a que encontramos no local foi doada pelo Dr. Roberto Magalhães Suñe (proveniente do Uruguai), e a antiga porta foi readaptada no interior do prédio.

         Continua abrigando a Prefeitura Municipal de Bagé.

 

 

Nos dias atuais:

Prefeitura Municipal de Bagé
PREFEITO (A): Dudu Colombo
EMAIL: duduprefeito@gmail.com

ENDEREÇO: Av. General Osório, 998
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Das 8:00 às 14:00 horas
TELEFONE GERAL: (53) 3240.4300

 

 

 

 

Fonte:

Livro: Inventário Cultural de Bagé: Um Passeio pela História

Autor: Elizabeth Macedo de Fagundes

Editora: Praça da Matriz Editora

Ano: 2012

Sites e aplicativos usados ​​para construir o projeto.

COMPREB

Pessoas e Instituições que Contribuiram para este Projeto:

Museu Dom Diogo de Souza

Dione Terezinha Oliveira

Autores do Projeto

 

Marcele Berta

Rennata Oliveira

Rafael Conceição

Silvana Carvalho Silva

Juliano Munhoz

Raquel Berta

Mariana Berta

Patricia de Abreu Berta

Tiago Radmann

bottom of page